sexta-feira, 31 de julho de 2015

1 EM 4.

A cada 4 minutos no Brasil 1 pessoa é estuprada. Por ano no mínimo 527 mil - estudo divulgado pela IPEA - pessoas, desse número gigante e alarmante apenas 10% dos casos chegaram ao conhecimento da Polícia. O que já sabemos que o número maior de vítimas são das mulheres, que ocupam exatamente 88,5% dos dados, dentro dos mesmo a metade dos números é preenchidos por meninas com idade abaixo de 13 anos de idade. São números predominantemente ocupados por pobres, negras, sem o ensino fundamental completo, dentre outras caracteriscas explícitas da população esquecida pelos governantes e sociedade. Mas não deixe que minhas humildes palavras iniciais esqueçam que esses crimes não estão presentes apenas nas zonas periféricas do nosso país. Ela se encontra desde a favela até o apse da zona nobre das nossas maiores capitais, não esquecemos por favor do caso do filho de um dos donos da filial da Rede Globo de Santa Catarina (RBS-SC), onde ele com 16 anos juntamente com o seu amigo - filho de delegado - de 14 anos e mais um elemento não identificado (ou abafado pela mídia), estupraram uma menina de 13 anos. Todos com condições financeiras explicitamente boa, ocupando o que seria tajado como "classe A". Até porque o dono de uma filial da Globo deve ganhar uns bons mils por mês. A questão tratada hoje ela não é classista, porém esse meu exemplo foi para mostrar que a violência sexual, está em todos as classes, em todas as zonas, em todos os ambientes, fruto apenas de um elemento: O MACHISMO.
Agora o que vocês provavelmente estão se questionando, se é que se importam com esses números, é o por que 90% dos casos não são levados as autoridades de segurança ou o por que tantas vítimas se calam perante tamanha brutalidade e desrespeito sofrido na mão de um (ou mais) " homens", se é que posso chamar esses monstros de homens. Posso, e vou, listar os principais motivos do quais esses relatos jamais chegam as delegacias, hospitais e as vezes nem aos ouvidos da própria família. Mas antes de listar, trago minha questão para vocês refletirem agora (ou algum momento da sua vida): QUANDO VOCÊ LÊ OU ESCUTA QUE ALGUMA MULHER, PRÓXIMA DE VOCÊ OU NÃO, FOI ESTUPRADA, O QUE PENSAS DE PRIMEIRO MOMENTO? PENSA EM COMO A VÍTIMA ESTÁ SE SENTINDO? OU ANTES DE QUALQUER PREOCUPAÇÃO COM A VÍTIMA QUESTIONA SOBRE DE QUEM É A CULPA? Bom se pertence a parcela (menor) das pessoas da opção número 1, sabes o porque 90% dos casos ficam embaixo do tapete, agora, se pertence a maioria machista que ainda insistem em procurar culpados por uma violência que o culpado é explícito, leia com bastante atenção o porque as vítimas preferem se esconder ao invés de expor seu drama em uma delegacia atrás de solução.  
1. Vítimas de estupro sente na pele a dor e o extremo do machismo. Sentem medo, sentem nojo (as vezes mais de si do que do elemento que a violentou), tem sua realidade completamente mudada, tem sua rotina e sua vida alteradas pela violência sofrida. O papel da sociedade por inteira e sua família, seria ACOLHER, dando total assistência e refúgio que essa menina/mulher precisa. Assistência médica, policial e principalmente afetiva pessoal. Mas sabemos que na maioria dos casos não é assim que funciona. O que vemos são familiares, amigos e sociedade (muitas vezes) indignados, porém, balanceando a culpa. Culpando o agressor (somente e único culpado) mas dividindo a culpa desse resultado negativo e dramático com a vítima, culpando-a por sua vestimenta, às festas frequentadas, as músicas, o tipo de postura (no caso, a postuta "não-mocinha", em outras palavras não se dando ao respeito), culpando por ter se alcoolizado e por último, mas na minha opinião um dos piores discursos, a hora em que a vítima estava na rua. Lições de moral imposta por um discurso machista o qual nele a mulher tem que segui-lo de forma severa para evitar certos "desconfortos", um deles: ser estuprada. Fugindo dessa chuva de reações, o qual nem você que nunca passou por isso ou você que já passou tem ideia da forma que suas famílias e amigos irão ter, a vítima acaba optando pelo silêncio. Até porque tudo que ela NÃO PRECISA é de algum dividindo a culpa de algo que ela foi apenas e nada mais que vítima e as vezes até culpando-a de forma total. A ausência dessa segurança da mulher nos seus (em quem ela acharia ou poderia contar) é fruto de discursos prontos e repetitivos, que o machismo vem implantando desde sempre. Ela opta pelo silêncio por medo do julgamento da sociedade.
2. Boa parte das violências sexuais ocorrem "dentro de casa", quando uso o termo dentro de casa me refiro que os violentadores são homens conhecidos pela vítima ou pela família, sendo eles namorado, marido, tio, irmão, sobrinho, pai, padrasto,avô, amigo,vizinho,colega, etc., levando em consideração que quando o ocorrido é entre parceiros (maridos, namorados, ficantes) muitas mulheres não assimilam que foram estupradas, pois não levam em consideração  ou não tem informação (digo isso pois vivemos em uma sociedade extremamente sexista e machista em que muitos pensam que a mulher está ali para servir o homem sexualmente, para o homem fazer o que quiser com sua parceira) que sexo forçado, mesmo sendo com seu parceiro, é estupro. Mas os homens em questão, que não forçam relacionamento com suas parceiras, fazem parte de um dado machista que diz que 52% dos homens desaprovam que suas esposas/namoradas vão a delegacia após um "sexo surpresa". Em outros casos, quando a vítima é violentada por algum familiar, a mesma se sente oprimida e com vergonha de chegar e alguém e relatar o acontecido por receio que seja julgada ou que balance a estrutura da "família brasileira". Ela opta pelo silêncio, pois vê a felicidade da sua mãe, da sua tia, sua irmã, enfim, qualquer familiar sua com seu namorado/marido novo. Ela opta pelo silêncio pois sabe que se falar para sua mãe que seu padrasto e o filho dele a molestou, ela não irá acreditar e ainda irá tirar a vítima de casa (fato verídico relatado a  mim).  Ela opta pelo silêncio pois para ela será menos doloroso ela sofrer essa dor sozinha do que se abrir com a família e ser julgada de forma humilhante, porque tudo que ela NÃO PRECISA nesse momento é ser mais humilhada que já foi.
3. O medo do que o agressor pode fazer com ela ou com alguém da sua família, pois na maioria dos casos o agressor faz uma tortura psicológica durante, antes ou pós o ato. O medo também de o mesmo de alguma forma colocar a situação "ao favor" dele, relatando que: "ela estava lá por vontade própria", " já tínhamos ficado, ela está inventando que foi a força para fazer birra", "ela disse não mas no fundo sabia que ela queria",  entre outros argumentos absurdos que vocês já devem ter ouvido ou lido. Entre mais inúmeras calúnias, humilhações e agressões que a vítima se cala prevendo e temendo novas agressões. Ela opta pelo silêncio, para não sofrer mais que está sofrendo.
4. Ela opta pelo silêncio para fugir de discursos moralistas ou de pena, discursos os quais não somarão na sua dor e angústia, discursos os quais irão apenas renovar e aumentar a dor, exemplo: jogar soda cáustica em uma ferida aberta, só irá ferir mais que a mesma já está ferida, só irá faze-la pior, só irá faze-la se arrepender de ter se aberto. Vai parecer loucura o que vou dizer, muitos iram falar que estou sendo exagerada, mas não companheiro, muitas querem fugir do preconceito, ou acham que não existe preconceito com quem é estuprada? Trago uma questão para os homens, que tem uma visão mais surreal do verdadeiro drama que estou relatando (a maioria): VOCÊ SE RELACIONARIA COM ALGUMA MULHR QUE JÁ FOI VIOLENTADA? Lembrando que a maioria das mulheres violentadas tem sérios problemas de ressocialização principalmente quando se trata de relacionamento. Elas optam pelo silêncio para fugir dos procedimentos em delegacia e hospital, por vergonha de relatar, por vergonha de fazer os exames, optam por fugir da tortura em se condenar em tentar saber o que a pessoa que está ali, aquele mero desconhecido, está pensando sobre você e seu caso.
Acho que não preciso falar mais nada para mostrar para vocês o porque 90% ficam fora das delegacias né?

Quero deixar aqui o meu apelo, não apelo aos homens para que não estuprem as mulheres pois eles que faz isso são uns monstros nojentos e enquanto o machismo for cultural eles irão destruir vidas, mas sim para quem conhece ou foi vítima de estupro:
  Você não está sozinha, não se sinta um lixo ou com vergonha do que fizeram com você. Quem tem que se sentir assim é a sociedade que oprimi e trata como se o que aconteceu com você tivesse um leque de culpados. Você sabe que não foi você a culpada. Erga sua cabeça e mostre para si o que você pode fazer por você. Vá até uma delegacia e relate o que aconteceu, eles não vão julgar você, não tenha medo e nem vergonha de ir sozinha (caso não tenhas em quem confiar). Vá ao hospital, faça os exames necessários e tome o que for solicitado. A sociedade é extremamente machista, mas você não está sozinha, existe muitas mulheres que assim como você estão sofrendo com a mesma dor que a sua (cada uma a sua maneira claro). Você denunciando o seu caso, pode salvar outras meninas/mulheres. Caso não queiram de hipótese alguma ir alguma delegacia ou se abrir com alguém da família, entre em contato comigo, sei que não nos conhecemos mas de duas coisas você pode ter certeza, não te julgarei e darei toda assistência possível. Fica o meu e-mail: pedago.ingrid@gmail.com para que entre em contanto comigo quando quiser, da forma de quiser (em anônimo ou não) e pode ter certeza que te acolherei com as energias mais gracinhas do mundo.
Você que conhece algum caso de estupro e saiba que a vítima tem vontade porém medo e vergonha de denunciar, façam isso por ela,liguem 180, acompanhe essa pessoa até à delegacia e ajudem como for preciso. Elas precisam de nós mais que imaginamos.  Unidas somos muito mais fortes, hoje foi ela, mas poderia ter sido alguém dos seus ou até mesmo você. Sejamos a mão amiga para todas que pedirem e façamos o possível e impossível pela aquela menina/mulher, pois as marcas psicológicas na mesma já são eternas.

/ Ingrid Fraga.


6 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Tati, fico feliz que tenha conseguido expor minha ideia de forma clara. Beijos!

      Excluir
  2. Belo blog. As temáticas abordadas demonstram tua maturidade, juventude e criticidade como cidadã; ciente da sua responsabilidade. Siga sempre em frente. Se tremer; respire, pense e continue em frente.
    Obrigada por me sentir satisfeita com o que vejo: uma mulher linda e inteligente...que um dia tive o prazer de chamar de aluna. Grata!!

    ResponderExcluir
  3. Grata fico eu em receber tantos elogios de alguem que marcou tanto minha vida, quanto você Bruna!!! Fico feliz em ver em mim o que sou e sinto, o que mentalizo e transmito em palavras e atitudes em minha vida. Você faz parte dessa minha trajetória e eu agradeço por um dia ter lhe chamado de sora <3

    ResponderExcluir
  4. Grata fico eu em receber tantos elogios de alguem que marcou tanto minha vida, quanto você Bruna!!! Fico feliz em ver em mim o que sou e sinto, o que mentalizo e transmito em palavras e atitudes em minha vida. Você faz parte dessa minha trajetória e eu agradeço por um dia ter lhe chamado de sora <3

    ResponderExcluir
  5. Grata fico eu em receber tantos elogios de alguem que marcou tanto minha vida, quanto você Bruna!!! Fico feliz em ver em mim o que sou e sinto, o que mentalizo e transmito em palavras e atitudes em minha vida. Você faz parte dessa minha trajetória e eu agradeço por um dia ter lhe chamado de sora <3

    ResponderExcluir